Mande Bem em informática Básica – #1.2

O processador é o cérebro do computador, a parte que interpreta e executa instruções. A velocidade de um processador geralmente vem descrita com um número seguido pela freqüência, que pode ser Mega Hertz (Mhz – milhões) ou Giga Hertz (Ghz – bilhões).

A CPU (que é a centro de processamento da máquina) usa a memória do computador para guardar as informações com as quais trabalha. Essas informações são guardadas eletronicamente no chip da memória e, enquanto estão na memória, o computador pode acessá-las de forma direta. A memória interna do computador é chamada RAM, que armazena informações apenas enquanto o computador está ligado.

A unidade mais comum de medição da memória de um computador é o byte.  Para se ter uma idéia do tamanho de um byte, podemos pensar nele como o tamanho ocupado por um caractere, ou seja, uma letra ocupa um byte de memória.

Unidades de medida de memória:

1 bit =         0 ou 1 (menor unidade de armazenamento)

1 byte =         8 bits

1 Kilobyte (Kb) =        1024 bytes

1 Megabyte (Mb) =        1024 Kb

1 Gigabyte (Gb) =        1024 Mb

O armazenamento interno é utilizado principalmente quando é preciso guardar uma informação que não será apagada mesmo quando o computador for desligado. Essas  informações geralmente são gravadas em discos magnéticos, como o disco rígido do computador.

Documentos de texto, como este por exemplo, são salvos no disco rígido. As unidades de disco rígido (HD) disponíveis hoje possuem uma grande capacidade de armazenamento, que variam de 20Gb à 40Gb.

Os computadores são máquinas de utilidade geral: podem ser usados tanto para trabalhar com números quanto para criar documentos ou desenhos, ou para controlar outras máquinas. O que estabelece que tarefa o computador vai realizar é o software — instruções eletrônicas. Um conjunto dessas instruções é chamado programa. Quando o computador está usando um programa, dizemos que ele está rodando ou executando aquele programa. Como o programa informa aos componentes físicos da máquina o que eles devem fazer, sem eles o computador não poderia fazer nada.

A maioria dos softwares pode ser dividida em duas categorias principais: software básico e software aplicativo.

Um dos principais tipos de software básico, chamado sistema operacional, informa ao computador como ele deve usar seus próprios componentes.

Exemplos: Windows, Linux.

O software aplicativo informa ao computador como realizar tarefas específicas para o usuário.

Exemplos: Microsoft Word (editor de texto), Excel, Internet Explorer.

A figura abaixo é um esquema do funcionamento de um computador. As setas indicam o sentido do fluxo de informações.

Fique liga nas próximas aulas do mini cursor de informática básica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s